Opinião da Indústria de Reciclagem Animal
CONFIRA OS DEPOIMENTOS
Guillermo Aturo Vieira
“Nosso ponto de encontro, o mais importantes do setor, para mostrar ao mercado interno e internacional, a qualidade e competência, que se desenvolveu nos últimos anos, que hoje se dispõe de produtos, com rastreabilidade e que está no mesmo patamar de qualquer produto de consumo humano, dando segurança ao consumidor”.
Pedro Bittar
Presidente do Conselho Diretivo, ABRA
Associação Brasileira de Reciclagem Animal
“É de Grande Oportunidade para nós da indústria brasileira participar de uma feira como a FIRA, Feira da Industria de Reciclagem animal, pela importância que o segmento tem no Brasil, tanto pela parte da industrialização dos resíduos animais, como a parte ambiental e a parte social.
Nós estamos em todos os setores, em todas as cadeias. Hoje o Brasil é um dos melhores fabricantes de ingredientes para ração do mundo, e quanto mais podermos divulgar nosso setor em eventos e feiras, com uma comunicação mais direcionada que chega rapidamente nos mercados nacional e internacional, melhor para o desenvolvimento do setor com geração de emprego e renda. Precisamos mostrar que fechamos todos os elos da cadeia da carne, de bovinos, suínos, aves, peixes, dentro de uma logística reversa, processando os resíduos do abate e levando novamente para o início da cadeia produtiva como ração, o setor faz toda diferença quando se fala em sustentabilidade.
Maria Antonia S. Ferreira
Diretora Comercial, Enterprise
“A FIRA - Feira da Indústria de Reciclagem Animal, apresentará soluções e benefícios desta indústria que gera lucratividade com o aproveitamento do abate de resíduos da indústria da carne e consequentemente a sustentabilidade do meio ambiente. As indústrias de reciclagem animal independente e diversos frigoríficos já transformam o resíduo do abate animal em farinhas, gorduras, gelatinas, hemoderivados, entre outros, sendo que este setor é o único que processa 100 % do que é coletado. E muitos frigoríficos e abatedouros que não possuem uma planta de reciclagem animal, terão a oportunidade de conhecerem as vantagens que esta indústria centenária proporciona”.
Marcelo Lara
Consultor de Comunicação - ABRA
Associação Brasileira de Reciclagem Animal
“Trabalhar com a comunicação do setor de reciclagem animal é um desafio constante de mostrar para a sociedade e provar todos os benefícios que este seguimento garante para a sustentabilidade da cadeia da carne, e vai além, gera emprego, renda, divisas, fomenta diversas indústrias que a população nem imagina de onde vem a matéria-prima. Ter uma Feira direcionada para o setor como a FIRA é mais um ponto de referência para divulgar e tornar a reciclagem animal tão conhecida quanto os demais atores do conceito de reciclar no Brasil”.
Carlos Brito
“A importância de uma feira com a FIRA, é gigante, estamos falando do Brasil, um dos maiores produtores de proteína animal. O volume de resíduos do abate animal é enorme, ter uma indústria, o setor bem fortalecido para processar todo este volume de forma segura, de forma responsável e com tecnologia é extremamente importante. E com relação ao mundo que segue na mesma linha, imagina se todo este resíduo do abate fosse para outros destinos que podem causar danos ao meio ambiente. Vemos como economizamos e geramos riquezas, utilizar um óleo para o biodiesel, uma farinha que volta hoje para uma ração animal, volta para PET FOOD, então a indústria da reciclagem animal está consolidada e precisa de muito zelo”.
Fabio Peruzzolo
Sales Manager Food & Feed, Eurofins
“Reciclagem Animal é um segmento de mercado de enorme relevância para a economia e a sustentabilidade da cadeia da carne e do pescado. Mais de 13 milhões de toneladas de resíduos de abate são transformados em farinhas e gorduras de alto valor agregado e excelentes níveis de proteínas, minerais e aminoácidos fundamentais para a alimentação animal bem como utilizado por outros segmentos industriais, como o setor de higiene e limpeza e de biodiesel, por exemplo. É um mercado extremamente exigente e competitivo tanto no Brasil como no exterior. Realizar análises dos produtos ofertados ao mercado é parte fundamental do processo de produção e a Eurofins está presente para garantir esse serviço com total confiabilidade e segurança. A FIRA vem para ser um local de oportunidades de negócio e uma vitrine do setor. Estaremos lá!”
Juliano Hoffmann
Gestor de Mercado Externo, ABRA
Associação Brasileira de Reciclagem Animal
“Nosso principal trabalho com a FIRA está na manutenção dos mercados que já estão abertos e buscar novos mercados para exportação. Também sempre é um desafio buscar êxito total nas Missões internacionais que vêm ao Brasil para habilitação e/ou reabilitação das indústrias do setor. As Missões Comerciais que fazemos em outros países, com rodadas de negócio, são outro ponto que exige muita atenção e preparação, pois é quando acontece o contato direto com os compradores e, muitas vezes, com as autoridades que são peça-chave para a abertura de mercado. Sempre é um desafio a manutenção da imagem positiva do setor construída por meio do projeto Brazilian Renderers, realizado pela Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ao longo dos últimos 8 anos. Nesse sentido continuaremos trabalhando”.